segunda-feira, 17 de junho de 2013

Paraty e Trindade

Morria de vergonha quando, no meio de alguma conversa, surgia o assunto viagem. Isso porque eu sabia que, a qualquer minuto alguém iria falar sobre as belezas de Paraty e eu teria que repetir aquela frase que sempre dizia com um sorriso amarelo no rosto: "- Nunca fui a Paraty" ou "- Ainda não conheço Paraty".
E era pra ter vergonha mesmo! Uma carioca, que adora praia e adora viajar, mas não conhece Paraty? Faz o favor...

Ainda mais se levar em conta que é lá que fica o lugar que eu mais amo no mundo - Trindade - que é um dos destinos mais importantes do município de Paraty (localizada a 30 km do trevo de Paraty, dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu).

Não tinha conversa. Eu tinha que conhecer Paraty e tinha a obrigação de levar o marido para conhecer Trindade.

E lá fomos nós, numa viagem que quase não aconteceu por escassez de moeda investidora (dinheiro mesmo). Mas somos brasileiros, não desistimos e demos um jeitinho daqui, uma apertadinha no orçamento dali e fomos!


Paraty fica a aproximadamente 248 Km da cidade do Rio de Janeiro. É uma viagem um pouco demorada, pois existem vários pontos de fiscalização eletrônica de velocidades entre 40 km e 60 km. Mas o visual ajuda bastante, viu!


P.S. Estão vendo esse marido sorridente aí em cima?
Ele está feliz assim porque é SEMPRE o carona.
Isso mesmo... Vocês entenderam direitinho: Ele NÃO dirige. Aff... :-(


À primeira vista, parece que o tempo parou em Paraty, uma cidadezinha encantadoramente espremida entre a serra e o mar. No Centro Histórico, formado por preservados casarões coloniais, igrejas dos séculos 18 e 19 e ruas calçadas pelos escravos em pedras pés-de-moleque, o tráfego de automóveis é proibido.



Mas é só dar uma circulada (usando sapatos baixos e bem confortáveis) pelas ruas para conferir uma cidade animada, charmosa, com gente, sotaques e paladares do mundo inteiro, combinando tradição e modernidade.






Não bastasse isso tudo, ao dar uma voltinha para conhecer melhor a cidade você vai encontrar numa esquina (aparentemente inofensiva) o pastel de 30 cm. É isso mesmo, queridos: são 30 cm de puro deleite hipercalórico. Mas vale à pena dar uma conferida, pois é uma delicia!!
Olha o marido aí embaixo atracado no pastel! rs



Já na vila de Trindade, praias selvagens e acessíveis por trilhas, como a do Sono e do Cachadaço, atraem os aventureiros. Mas quem não quer saber de caminhadas também se diverte, pois barcos partem do cais todos os dias para passeios pela baía e suas ilhas.
Nós por exemplo, fizemos a trilha indo para o Cachadaço e voltamos de barquinho.

Entrada da Vila de Trindade

Trilha para a praia do cachadaço


Depois da praia do cachadaço (na foto acima), tem mais uma pequena trilha, que nos leva a uma piscina de água natural que é um espetáculo à parte.É dali que pegamos o barquinho de volta à praia do meio.
O tempo não ajudou muito nesse dia, uma pena, mas fica aí o registro.





Se dependesse de mim, ficaria aqui pra sempre falando sobre esse lugar tão maravilhoso e especial, mas ficaria um post insuportavelmente interminável e todos temos outras coisas para fazer, né?

Gostaria também de dar mais informações turísticas e sugestões de passeios, mas sou muito lesada e não lembro nome de lugares, restaurantes, lojas, etc. Tem coisas ótimas por lá, mas vou ficar devendo dessa vez.

De qualquer maneira fica a dica de uma viagem deliciosa para ser feita em família, com amigos, namorado/marido e até mesmo sozinha, pois é fácil fazer amigos por lá!
Quem não conhece deve conhecer e quem já conhece tem vontade de voltar.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta, vai!