terça-feira, 16 de outubro de 2012

Escadaria do Selarón

Voltei!!!

E, claro, vou falar sobre mais uma tarefa cumprida da minha listinha :-)

Eu tinha que tirar uma foto na escadaria do Selarón!!
Todo mundo tem foto nessa bendita escada, dos ilustres desconhecidos aos mais famosos, e eu nem sequer conhecia direito. Só passava por ali de carro, dava uma olhadinha, mas nunca parei pra subir um degrauzinho sequer...

Pra quem não sabe do que estou falando, lá vai informação!!

O artista plástico Jorge Selarón é chileno e passou por mais de 50 países antes de chegar ao Brasil em 1983. Ele foi tão bem acolhido pelo povo brasileiro que, como agradecimento, decidiu deixar uma homenagem ao país.
Em 1990, Selarón já era um dos personagens mais conhecidos da Lapa, famoso por suas obras de mulheres negras grávidas (o que tem ligação com sua história pessoal, embora ele não conte detalhes) e nesse mesmo ano, ele começou o seu trabalho na escadaria do Convento de Santa Teresa, que ficava ao do lado de sua casa, na Rua Teotônio Regadas. Até então, a escadaria era suja e sem atrativos.

O artista plático Jorge Selarón é essa simpática criatura bigoduda "dando papo" para qualquer um que tenha interesse em ouvi-lo


A escada de 215 degraus e 125 metros que liga a Lapa ao bairro de Santa Teresa ganhou as cores da bandeira brasileira devido a copa de 94. Com mais de 2 mil azulejos, provenientes de 82 países, o artista decorou a escada, criando também um jardim, feito com banheiras antigas.

No auge de sua obra, Selarón só parava de produzir quando acabavam os recursos para comprar material. Nessa hora, pintava quadros para juntar dinheiro e poder voltar à sua obra. Foi preciso vender 25 mil telas para completar a escadaria.

Selarón, que tem como grande característica o uso excessivo da cor vermelha (não só nos mosaicos mas também em sua roupa, sandália e na inseparável bicicleta), assume que seu grande sonho é manter a sua obra.

Mais conhecida como Escadaria Selarón, o local virou ponto turístico. Ao longo dos anos, seu trabalho foi visitado por milhões de pessoas, servindo, também, de palco para videoclipes, campanhas publicitárias e até cenário para uma edição da Playboy norte-americana. O clipe mais famoso que utilizou o local como cenário foi o de Michael Jackson. Lá também foi cenário de reportagens para revistas e jornais no mundo inteiro. Além disso, Selarón levou dois cineastas brasileiros a produzir um documentário sobre suas obras.

 
Alguns famosos na escadaria Selarón

O artista também monta seus mosaicos em outros lugares da Lapa como, por exemplo, próximo aos Arcos da Lapa - um dos cartões-postais da cidade. E diz: “só acabarei este sonho louco e inédito no último dia da minha vida”.

Recentemente a Prefeitura da Cidade tombou a Escadaria tendo o artista recebido, em maio de 2005, o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro, recebendo a Medalha Pedro Ernesto. 

Agora, um pouco da pessoa que vos escreve na Escadaria do Selarón!! rsrs






Ah!!!!
E quem quiser colaborar com o projeto pode enviar seu azulejo para:
Jorge Selarón
Rua Manoel Carneiro 24-Lapa
Rio de Janeiro-RJ
CEP: 20021-360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta, vai!